sexta-feira, 1 de junho de 2012


Ser preparado para reinar

Que é o homem, que dele te lembres? Ou o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras das tuas mãos (Hb 2:6-7)
1 Co 6:3; Gl 4:1-2, 7; Ap 11:15b; 20:4-5
O resultado da salvação completa será nos apossarmos do reino vindouro. Para governarmos com o Senhor no mundo que há de vir, precisamos não apenas de crescimento de vida, mas de experiência na obra do Senhor. Na igreja aprendemos a servir, compartilhamos a Palavra com outras pessoas e assumimos responsabilidades. Isso fazemos com vistas ao reino, onde aplicaremos o que aprendemos.
O primeiro passo para entrar no reino é nascer de novo, daí a importância do novo nascimento (Jo 3:3, 5). Em segundo lugar, é fundamental negarmos a vida da alma (Mt 16:24). Na primeira criação de Deus, o governo da terra foi colocado sob a autoridade dos anjos. Como eles não tinham a vida de Deus em sua alma, o resultado foi corrupção e queda.
Os homens são menores que os anjos em força e poder (2 Pe 2:11). Quando, porém, um homem nasce de novo, Deus pode trabalhar nele, acrescentando-lhe Sua vida, até que esteja preparado para reinar. Assim, o homem regenerado e transformado por Deus será constituído como autoridade sobre as obras criadas (1 Co 6:3; Ap 11:15b; 20:4-5).
Deus deseja ter herdeiros, mas filhos pequenos ainda estão despreparados para herdar. Uma criança, por exemplo, não pode governar uma casa, pois ainda precisa ser cuidada, alimentada e instruída pelos pais e professores. Um dia, quando atinge o tempo predeterminado para assumir as responsabilidades, deixa de ser criança para se tornar herdeiro (Gl 4:1-2).
O mesmo ocorre com os filhos de Deus. Pelo novo nascimento nos tornamos Seus filhos, mas na fase inicial ainda precisamos ser alimentados, apascentados e preparados para herdar o reino. Na igreja somos ensinados pelos mestres e alimentados pelos pastores. Mestres e pastores são os irmãos que receberam o dom de cuidar da igreja. À medida que crescemos, desempenhamos a obra do ministério. Quando houvermos crescido o suficiente, chegará o tempo predeterminado para herdar o reino. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário