domingo, 3 de junho de 2012


Levar as pessoas a Deus

Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão (Hb 4:14)
Êx 28:30; Nm 27:21; Dn 9:2; At 16:13
Desempenhamos a obra do ministério pregando o evangelho, ou seja, levando as pessoas a Deus. No Antigo Testamento, isso era feito pelo sumo sacerdote, que servia a Deus no tabernáculo. Uma vez ao ano o sumo sacerdote adentrava o véu do lugar santíssimo, onde estava a arca da aliança. Cobrindo a arca havia uma tampa chamada propiciatório, sobre a qual o sumo sacerdote se avistava com o SENHOR (Êx 30:36). Além disso, o sumo sacerdote tinha o Urim e o Tumim, que servia para esclarecer a palavra do SENHOR (28:30; Nm 27:21).
No Novo Testamento o tabernáculo é uma ilustração do homem regenerado por Deus. Nosso sumo sacerdote é o Senhor Jesus (Hb 3:1). A arca representa Cristo, que hoje habita em nós. O lugar santíssimo é o espírito humano, onde está a glória de Deus. O Urim e o Tumim, cremos, apontam para os livros espirituais que nos ajudam a entender a Palavra de Deus e perceber Sua direção para Seu povo (Dn 9:2).
Também somos sacerdotes, mas já não permanecemos somente dentro do lugar santíssimo; antes, saímos para pregar o evangelho. Assim tem sido a obra da pregação do evangelho do reino. Antes, o acesso aos livros espirituais e à Palavra do Senhor era restrito aos locais de reuniões das igrejas. Agora, por meio dos bookafés e dos vários outros lugares de oração, o evangelho do reino tem se propagado, alcançando as pessoas (At 16:13). Esse é o atual serviço sacerdotal.
A colportagem é outra ferramenta de pregação do evangelho pela qual a Palavra de Deus é apresentada às pessoas. O colportor se assemelha ao apóstolo, sendo um enviado por Deus para suprir as pessoas com a Palavra viva, ensiná-las a se alimentar espiritualmente e a se reunir como igreja. O colportor também tem a função de apascentar as pessoas que se interessam pela Palavra e pelos livros espirituais.
Graças ao Senhor, nascemos de novo e fomos colocados por Deus na vida da igreja a fim de crescermos na vida divina. Enquanto estamos nesse processo o Senhor está nos aperfeiçoando e conduzindo a levar outros filhos de Deus a ganhar a vida de Deus. Dessa maneira, não somente nós seremos herdeiros no reino, mas muitos outros também poderão reinar com o Senhor. Aleluia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário