quinta-feira, 21 de junho de 2012


Dons, ministérios e operações (1)

Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra (At 6:3-4)
1 Co 12:3-7
O Senhor nos colocou na vida da igreja para sermos aperfeiçoados pelo menos em três aspectos da obra do ministério: no ministério da Palavra, no ministério dos serviços e no ministério de oferta de riquezas materiais.
Para realizar Sua obra Ele concede dons, ministérios e operações aos homens. Para receber dons, ministérios e operações, é necessário estar no espírito. Não basta saber muitas coisas espirituais, ser inteligente e dedicado, é necessário invocar o nome do Senhor para estar no espírito (1 Co 12:3). Quando invocamos “Ó Senhor Jesus!”, confessamos que Jesus é o Senhor e estamos no espírito. Seja no serviço ao Senhor ou em qualquer aspecto da vida da igreja, o mais importante é estar no espírito. Os dons são distribuídos segundo a obra do Espírito visando a um fim proveitoso (v. 7).
O versículo 4 mostra que “os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo”. Os dons estão relacionados ao Espírito. Uma vez salvos e libertos dos pecados, o Espírito Santo nos concede dons e começa a trabalhar em cada um de nós. Há diferentes dons e alguns irmãos têm mais dons que outros, pois são concedidos segundo a capacidade de cada um. Se você tem mais capacidade, o Espírito lhe concede mais dons. Também há diversidade nos ministérios – ou serviços –, mas “o Senhor é o mesmo” (v. 5). Por fim há diversidade nas realizações, mas “o mesmo Deus é quem opera tudo em todos” (v. 6). Os ministérios se relacionam a Cristo, ao passo que as operações estão ligadas a Deus.
Falar por Deus, servir os santos e ofertar são exemplos de dons concedidos pelo Espírito. Por exemplo, de maneira geral, todos separam o dízimo, mas, se surge uma necessidade na obra do Senhor na África, e você, além do dízimo, oferta para suprir a necessidade dos santos, significa que você está exercitando seu dom.
Hoje, a obra do Senhor tem muita necessidade financeira: quer seja na América do Norte, na África, na Europa ou em outros lugares. Essas necessidades são oportunidades para você exercitar seu dom, pois, quando oferta, você exercita o dom que Deus já lhe deu. Se você participa e entrega sua oferta normal, significa que você está exercitando seu dom e Deus pode operar por meio de você.
Se formos fiéis, a obra do Senhor será concluída mais rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário